COMO FAÇO PARA DEVOLVER E/OU TROCAR ALGUM PRODUTO NA IBELLE?
CONDIÇÕES PARA EFETUAR UMA TROCA:
- Nosso prazo para solicitação é de até 7 (sete) dias corridos após o recebimento da compra.
- Os acessórios deverão estar em perfeitas condições e sem sinais de uso, ou seja, nas mesmas condições que você os recebeu. Além disso, é indispensável que os itens estejão em suas embalagens originais, juntamente com a declaração de conteúdo e o certificado de garantia.
COMO SOLICITAR ESSA TROCA:
- Enviar e-mail para nossa Central de Atendimento contato.ibellejoias@gmail.com,
- Assunto: "TROCA DO PEDIDO Nº" (informar número do seu pedido)".
- Dados necessários: seu nome completo, número do pedido e qual(is) produto(s) você quer trocar. Se der, também seria legal compartilhar o motivo, só para a gente ficar por dentro.
- Você receberá o nosso contato com as informações necessárias para efetuar a troca em até 7 (sete) dias úteis.
ANÁLISE APÓS O ENVIO DOS PRODUTOS DESSA TROCA:
LAUDO CONTRÁRIO À TROCA:
Não processaremos a troca e os produtos serão devolvidos para o cliente, sem direito a substituição nas seguintes situações:
- Ausência da embalagem original, devidamente presente com a declaração de conteúdo e certificado de garantia;
- Indícios de uso do produto;
- Indícios de dano acidental ou provocado;
- Desgaste natural em decorrência de uso;
- Limpeza inadequada do produto;
- Os acessórios deverão estar em perfeitas condições, ou seja, sem sinal de uso, odores, manchas, ou alterações de qualquer natureza decorridas pelo uso do cliente, principalmente pela falta de limpeza adequada.
LAUDO FAVORÁVEL À TROCA:
Após a análise, se as peças estiverem dentro das condições necessárias, em até 3 (três) dias úteis, o cliente receberá via e-mail um CUPOM DE DESCONTO para efetuar uma nova compra no site com o valor pago inicialmente na peça que foi enviada para troca ao nosso CD.
- Esse CUPOM DE DESCONTO tem um prazo de utilização de 30 (trinta) dias e é válido para qualquer compra no site da Ibelle.
- Vale ressaltar que o valor a ser considerado para o CUPOM DE DESCONTO é sempre o VALOR PAGO pelo cliente na data da compra original do(s) produto(s) enviados para nosso CD, ou seja, desconsideraremos quaisquer variações possíveis para mais ou para menos nos valores dos produtos em decorrência de promoções e/ou possíveis reajustes futuros. O valor do CUPOM DE DESCONTO referente à troca será SEMPRE o VALOR PAGO pelas peças devolvidas no pedido original.
- Exemplo: Se você comprou uma peça e o valor original era R$100,00, e, após ter solicitado a troca a mesma peça teve um reajuste e passou a custar R$130,00, você receberá um CUPOM DE DESCONTO no valor de R$100,00 pois foi o valor pago pela peça inicialmente.
- Na realização da nova compra, o cliente também deverá pagar o frete resultante do seu novo pedido.
- Não garantimos a troca pelo mesmo modelo ou cor, respeitando sempre a disponibilidade de estoque.
- Na ausência do mesmo modelo em estoque, o cliente será comunicado e poderá escolher outro modelo para troca entre as opções existentes no site, respeitando o limite do crédito.
- Se houver diferença de preço entre o novo produto escolhido e o produto da troca, o cliente deverá providenciar o valor da diferença.
- Após dar entrada na solicitação da troca, não será permitido pedir a devolução por estorno (reembolso) ou cancelar o CUPOM DE DESCONTO, fique atento a isso. Se você escolher realizar a troca usando o cupom de desconto (que corresponde ao valor das peças que você enviou para a troca), você terá até 30 (trinta) dias para fazer uma nova compra em nosso site utilizando esse cupom. Então, é só aproveitar e fazer sua escolha quando estiver pronto!
CONDIÇÕES PARA DEVOLUÇÃO POR ARREPENDIMENTO:
- Você tem um prazo de até 7 (sete) dias corridos, a partir do dia que recebeu o produto para decidir se quer mesmo ficar com ele ou não.
- Ah, e quando for devolver, é obrigatório que o produto esteja na embalagem original, está deverá estar lacrada/fechada (da mesma maneira que você recebeu o produto), juntamente com a declaração de conteúdo e certificado de garantia.
- Os acessórios deverão estar em perfeitas condições, ou seja, sem sinal de uso, odores, manchas, ou alterações de qualquer natureza decorridas pelo uso do cliente.
- Só uma coisinha importante: se você personalizou ou fez algum ajuste pessoal em algum acessório, a gente só troca se tiver algum defeito de fabricação na personalização e/ou na peça, tá?
- Essa modalidade de arrependimento poderá ser solicitada uma única vez por pedido.
Como solicitar a devolução por arrependimento:
- Enviar e-mail para nossa Central de Atendimento contato.ibellejoias@gmail.com,
- Assunto: "DEVOLUÇÃO - ARREPENDIMENTO".
- Dados necessários: seu nome completo, número do pedido e qual(is) produto(s) você quer devolver. Se der, também seria legal compartilhar o motivo, só para a gente ficar por dentro.
- Assim que a gente receber o(s) produto(s) de volta, o reembolso será feito usando o mesmo método de pagamento que você escolheu ao comprar na nossa loja virtual.
- Você receberá a etiqueta de postagem por e-mail em até 3 (três) dias úteis.
-
Todas as etiquetas tem um prazo de até 7 (sete) dias para postagem. Esse código não será renovado, portanto fique atento.
análise após o envio dos produtos pela dEVOLUÇÃO POR ARREPENDIMENTO:
- Quando recebemos o pedido com o(s) produto(s) para devolução em nosso CD, as peças passam por uma análise em até 7 (sete) dias úteis para seguirmos com o pedido de devolução. Nessa análise, será avaliado se a peça que retornou para a troca está dentro das condições necessárias para a liberação do estorno.
- Após a análise, se as peças estiverem dentro das condições necessárias para a devolução, em até 7 (sete) dias úteis o estorno será realizado.
-
Para pedidos realizados com descontos promocionais e/ou cupom de desconto, o valor a ser reembolsado na devolução do estorno será sempre o VALOR PAGO pela (o) cliente na data da compra do(s) produto(s).
CONDIÇÕES PARA PRODUTOS COM DEFEITO DE FABRICAÇÃO:
- Salientamos que o prazo para troca com defeito de fabricação é de 7 (sete) dias corridos após a entrega, assim logo que notar alguma irregularidade, entre em contato com nosso time.
- Você deve entrar em contato com a nossa Central de Atendimento através do e-mail e informar o defeito de fabricação e solicitar a troca.
- O(s) produto(s) deve(m) ser enviado(s), preferencialmente na embalagem original.
- Obrigatoriamente com a declaração de conteúdo e certificado de garantia.
-
A restituição dos valores ou a troca dos produtos com defeito somente será processada após o recebimento e análise das condições dos itens. Esta avaliação é realizada por nosso setor de trocas e pode levar até 7 (sete) dias úteis, contados a partir do recebimento em nosso estoque.
COmo solicitar uma TROCA por defeito de fabricação:
- Enviar e-mail para a nossa Central de Atendimento contato.ibellejoias@gmail.com
- Assunto: "TROCA - DEFEITO DE FABRICAÇÃO".
- Dados necessários: seu nome completo, número do pedido e informar qual é o problema.
- Ah, não esqueça de anexar algumas fotos e vídeos mostrando o defeito, tá? Também é de extrema importância que seja enviado um breve texto com o motivo detalhado da sua troca.
- Assim que recebermos seu e-mail, vamos dar uma olhadinha e te retornar em até 7 (sete) dias úteis, prometemos!
- Se, por acaso, não conseguirmos identificar o defeito nas imagens e vídeos enviados, vamos pedir o produto de volta para dar uma olhada mais de perto.
- A avaliação de defeitos será realizada pela nossa Central de Qualidade e então será concluído o laudo final do pedido de troca. Prazo médio de conclusão: 7 (sete) dias úteis após o recebimento do produto.
LAUDO FAVORÁVEL À TROCA POR DEFEITO DE FABRICAÇÃO:
- O cliente receberá no endereço de origem, sem custos adicionais, a substituição do produto por outro de mesmo modelo.
- Na ausência do mesmo modelo em estoque, o cliente será comunicado e poderá escolher outro modelo para troca entre as opções existentes no site, respeitando o limite do crédito.
- Se houver diferença de preço entre o produto escolhido e o produto reclamado, o cliente deverá providenciar o pagamento da diferença.
- Ausência de defeito de fabricação;
- Indícios de uso inadequado do produto;
- Indícios de dano acidental ou provocado;
- Desgaste natural em decorrência de uso;
- Limpeza inadequada do produto;
- Os acessórios deverão estar em perfeitas condições, ou seja, sem sinal de uso, odores, manchas, ou alterações de qualquer natureza decorridas pelo uso do cliente, principalmente pela falta de limpeza adequada.
Ah, e falando em problemas de fabricação, todas as nossas peças têm garantia de banho por 6 meses, além de passarem por uma conferência minuciosa antes de serem embaladas e enviadas para a sua casa. Cuidamos de todos os detalhes com muito carinho! ♥
Lembre-se: É importante cuidar bem delas para que durem bastante. Dá uma olhadinha no certificado de garantia que enviamos, lá tem dicas indispensáveis que precisam ser seguidas criteriosamente!
RESSARCIMENTO/ESTORNO DOS VALORES PAGOS:
-
A Ibelle utiliza os serviços intermediadores da plataforma Mercado Pago para os pagamentos com cartão de crédito, e eles têm até 180 dias para te devolver o dinheiro na fatura, ou seja, o emissor do seu cartão será notificado imediatamente.
- O processo de devolução por cartão de crédito pode ocorrer de 1 a 2 faturas (dependendo do dia de vencimento dela VS. data da solicitação do estorno).
- A devolução do saldo é de responsabilidade da administradora do cartão e banco emissor.
- Para pagamentos via PIX, o reembolso é feito rapidinho, ou seja, em até 5 (cinco) dias úteis, somente na conta-corrente do comprador. Importante: Essa conta deve ser individual, além da necessidade do CPF do titular ser o mesmo que consta no pedido (CPF do cliente).
- O processo de estorno, bem como os prazos, serão sempre os mesmos, independente do motivo que gerou a solicitação.
INDEPENDENTE DA HIPÓTESE, SE A MERCADORIA PRECISAR RETORNAR PARA A IBELLE, A RESPONSABILIDADE DO CLIENTE SERÁ:
- Realizar a impressão das etiquetas e da declaração de conteúdo (se acaso tiver perdido a que enviamos no pedido), além de colar de maneira visível na embalagem de retorno.
- Sugerimos que utilize a mesma embalagem de recebimento do(s) produto(s). Caso utilize outra embalagem, escolha uma caixa que proteja o(s) produto(s) contra danos durante o percurso. Ah, e fique ciente que o custo dessa embalagem será por sua conta.
- O cliente também fica ciente que deverá se descolocar até o ponto de coleta mais próximo da sua residência para devolução da mercadoria.
- A devolução do(s) produto(s) deverá ser feita somente através dos CORREIOS via PAC, com os serviços de rastremaneto.
- Caso o cliente não possa realizar a postagem, uma outra pessoa poderá fazer a postagem sem problemas. Essa pessoa pode ser um amigo, familiar, conhecido ou até um motoboy contratado de sua preferência. Não se esqueça, tá? Antes de enviar, a responsabilidade pela mercadoria é toda sua!
- Não é preciso documento de identificação para a postagem, apenas o pacote com a etiqueta.
- Em todos os casos de devolução, a restituição dos valores será feita somente após o recebimento e análise das peças pela nossa Central de Qualidade.
- Nas situações em que a encomenda retorna ao remetente após aguardar retirada da agência decorrente de restrição ou após 3 (três) tentativas frustradas de entrega ao destinatário pelos Correios/Transportadoras, o consumidor deverá arcar com um novo custo de envio para que possa ser realizado o reenvio da encomenda, ou seja, o frete fica a cargo integralmente do cliente.
- A Ibelle só consegue resolver essas questões por e-mail, então, por favor, pedimos encarecidamente que não enviem mensagens pelo WhatsApp. Optamos por esse método ser por e-mail para garantir que todos recebam um atendimento especial, eficiente e ágil.
DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR
O QUE É PRAZO DE ARREPENDIMENTO?
É basicamente um período de 07 (sete) dias corridos, a partir do momento em que você recebe o produto. Dentro desse tempo, você pode devolver o que comprou, mesmo que não tenha nenhum defeito. Ou seja, se você não gostar do produto, não importa o motivo, você tem todo o direito de devolvê-lo sem ter que explicar nada. É uma garantia que o Código de Defesa do Consumidor oferece. Ah, e isso vale não só para compras online, mas também para aquelas feitas por telefone ou fora da loja física. Legal, né?
QUANDO USAR ESSE PRAZO DE ARREPENDIMENTO?
DEVOLUÇÃO DO FRETE POR ARREPENDIMENTO:
Se você decidir devolver seu produto dentro do prazo de arrependimento, todos os valores que você pagou, incluindo o frete, serão reembolsados.
NA TROCA DE PRODUTO, A LOJA ARCARÁ COM AS DESPESAS DO FRETE?
No caso do cliente apenas querer trocar o(s) produto(s) sem motivo(s) aparente(s), ou seja, não houve arrependimento e nem defeitos, o frete estará na responsabilidade do cliente consumidor. Considerando que a compra foi previamente aprovada por você, além do nosso site constar todas as orientações cabíveis, e se mesmo assim você apresentar qualquer tipo de dúvida, oferecemos todo suporte necessário via Central de Atendimento, para você saná-las ANTES de efetivar a compra.
PROCON: DEVO ACIONÁ-LO NESSE CASO?
A resposta é não. É uma confusão comum, mas é importante lembrar que o período de arrependimento não vale para trocas, apenas para devoluções. O consumidor tem até 7 (sete) dias corridos para devolver o produto se não gostar. Trocar não é a mesma coisa que devolver.
Exemplo: Se você comprou um anel e este ficou apertado no seu dedo, daí você precisará de um maior, ou seja, estará trocando por outro, e não devolvendo.
O consumidor devolve o produto por que ele se arrependeu de tê-lo comprado, não importa o motivo, e não porque não serviu.
Em caso de troca, a loja só tem de pagar as despesas com o frete se o produto apresentar defeito. Do contrário, a responsabilidade será sua.
QUEM PAGA O FRETE DA DEVOLUÇÃO DE UM PRODUTO ENTREGUE COM DEFEITO OU ERRADO?
Nesse caso, a Ibelle arcará não só com o frete da devolução, mas também os custos de enviar o produto correto para você, caso o acordo tenha sido o de subsituição do produto.
QUANDO O CONSUMIDOR TEM DE ARCAR COM O VALOR DO FRETE?
Isso acontece quando o cliente quer trocar alguma coisa que não é obrigatório por lei, como o exemplo citado anteriormente, o cliente compra um anel no nosso site e a numeração não é a correta. Se o cliente utiliza numeração de anel 17 e mesmo assim decidiu arriscar comprando um 16, posteriormente, ele mesmo deverá arcar com o risco da situação para conseguir a troca.
A LOJA É OBRIGADA A TROCAR O PRODUTO SEM DEFEITOS?
Se o produto não tem defeitos, a loja não é obrigada a trocar. A maior parte das lojas virtuais realiza trocas, desde que o consumidor arque com as despesas de envio e reenvio do produto. Mas, atenção! Isso deve estar claramente explicado no site, senão, a loja tem de arcar com as despesas de frete, já que não avisou ao consumidor que ele teria essa despesa.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre a nossa Política de Trocas e Devoluções,
não hesite em nos chamar.
Por favor, entre em contato com a nossa Central de Atendimento,
atráves do e-mail contato.ibellejoias@gmail.com.
Estamos à disposição para ajudar no que precisar! =)